KELEN REIS*
“Minha primeira experiência profissional se deu aos nove anos de idade, como modelista na sapataria de um conhecido da família. Foram poucos dias, mas o suficiente para que eu me sentisse confiante e responsável. Aos quinze anos, com um currículo de apenas poucas linhas, me armei de coragem e fui bater à porta da Tupy Fundições em Joinville, minha cidade natal. Estávamos nos anos 90, em plena Era Collor.
Com 10 mil funcionários e diante da necessidade de efetivar o desligamento de centenas de pessoas, a empresa recorria à contratação de temporários para reforçar seu departamento pessoal. O que inicialmente seria um trabalho pontual de uma semana se transformou em vivência de quase 10 anos, marcando definitivamente meu ingresso no mundo do RH. Eu tinha o vírus da curiosidade, procurava perguntar e aprender tudo, e muito cedo fui exposta a questões relacionadas a desenvolvimento de pessoas e gestão de processos.
Nos anos de Tupy, comecei um MBA na Universidade de São Paulo, um sonho tornado realidade, apesar da distância geográfica. Ainda em Joinville, trabalhei na Embraco, em um projeto robusto, de alcance internacional. Nunca me apequenei diante de grandes desafios, mesmo ciente de gaps que teria de vencer. Sempre fui muito esforçada, pois venho de uma família simples, filha de uma dona de casa e de um mecânico. De minha mãe, herdei a fé; do meu pai, a coragem e a força para o trabalho.