“A vontade de vencer na vida está na essência da minha história. Sou neta de imigrantes, que atravessaram o oceano em busca de uma vida melhor, deixando para trás a Europa da Primeira Guerra Mundial. De pedreiro, meu avô materno chegou a construtor, com empresa própria. Foi guerreiro, esforçado e determinado. Já o avô paterno construiu tudo do zero, mas veio com dinheiro no bolso. Fazendeiro, teve 10 filhos e, por um revés, perdeu todo o patrimônio. Assim, meu pai, fruto do segundo casamento, nasceu em uma situação menos favorável, agravada pelo fato de ter ficado órfão de pai e de mãe aos 10 anos.
Houve dificuldade, mas ele teve chance de estudar em boas escolas e acabou conhecendo minha mãe no Colégio Bandeirantes, de onde ela saiu para integrar a primeira turma do curso de Física da USP. Eu, que me graduei em administração de empresas pela FAAP, cresci no mundo das exatas, em uma família de muitos engenheiros, o que até tem me ajudado profissionalmente, facilitando o trânsito em empresas onde esse público é dominante.
A resiliência é um traço da família e, mesmo com uma condição boa de vida, eu e meus três irmãos crescemos com a convicção de que é preciso lutar para evoluir. Minha vida profissional teve início com um estágio na Paramount Lansul, empresa representante da Lacoste no Brasil. Já ali começava o meu envolvimento com o universo de gestão de pessoas, pois fui alocada justamente em uma vaga de RH, sendo efetivada em 6 meses.
Da indústria têxtil passei para serviços, na empresa de transporte de valores Brink´s. Ingressei, então, no mercado B2B do segmento químico, passando pela gerência e pela diretoria de RH da Nalco Water. Na sequência, atuei na Ecolab, como diretora de RH para a América do Sul e, em 2013, ingressei na DSM, responsável pela área de recursos humanos na América Latina.
Por se tratar de uma empresa que oferece boas oportunidades de expatriação, não hesitei quando essa chance surgiu. Estava em um momento interessante da minha vida pessoal e pude conciliar a dinâmica familiar, partindo com meu marido e minhas filhas para uma jornada em Basel, na Suíça, onde estamos morando atualmente. Como meus avós, atravessei o oceano em busca de novos desafios, em uma experiência que tem se mostrado muitíssimo gratificante.”